A linha de crédito lançada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) pretende “ajudar a vencer as atuais dificuldades de muitos condóminos em conservar os seus edifícios, porque existem proprietários que não têm meios de pagar a sua quota-parte."
O novo programa visa financiar os proprietários de habitações em prédios em propriedade horizontal, nos quais o instituto também é o detentor de frações. Este “financiamento destina-se a suportar as obras a realizar nas partes comuns dos edifícios, nomeadamente coberturas, fachadas, janelas, átrios de entrada e circulações comuns, elevadores, redes comuns de água, eletricidade, gás, esgotos, telecomunicações e televisão.
O IHRU acrescentou ainda que a linha de crédito pode “atingir o valor máximo de 15 mil euros e alcançar o montante de 100% do valor das obras a realizar” com uma taxa de 1%. O prazo de reembolso encontra-se entre os 5 e os 12 anos.
Tal como já vem fazendo em diversa situações, o IHRU, para além do financiamento das obras, vai comparticipar no pagamento das mesmas em função das frações de que é proprietário nestes edifícios.
Para mais esclarecimentos, os interessados poderão contactar os serviços do instituto através do endereço eletrónico ihru@ihru.pt, indicando, desde logo, o município onde se localiza o edifício a reabilitar.