Damos-lhe a conhecer os aspectos mais importantes para ter um elevador seguro. Suba connosco!
Junto ao elevador
Verifique se as portas abrem e fecham sem problemas. Se encravarem com frequência, contacte a empresa de manutenção.
Duas portas obrigatórias:
Uma no patamar, e outra na cabina e não podem ser de lagarta.
Interior da cabina:
Há informações obrigatórias que devem estar afixadas na cabina, tais como:
Caixa do elevador
Apesar desta zona só estar acessível aos técnicos que fazem a manutenção, o proprietário ou alguém do condomínio pode acompanhá-los, para conhecer quais são os mecanismos do elevador e verificar se está tudo em ordem.
É ainda obrigatório existir por cima do tecto do elevador um mecanismo de controlo de carga.
O poço do elevador deve estar limpo, sem água, com um interruptor que pare o elevador, iluminação e uma escada de acesso se tiver mais de 50 cm.
Casa das máquinas
Não deve ser utilizada como local de arrumação. Tintas e materiais combustíveis, entre outros, deverão ficar longe do mecanismo do elevador. Deve existir sempre uma boa ventilação. Por precaução, limite a entrada de pessoas neste local.
A porta da casa das máquinas deve ser de um material incombustível, com abertura, por dentro, sem chave, ventilada e com uma placa da entidade responsável pela manutenção.
O quadro eléctrico que se encontra na casa das máquinas deve estar fechado e com um interruptor diferencial automático de 30 milamperes.
As rodas devem estar sempre protegidas. Na casa das máquinas deve haver um caderno com o registo da manutenção mensal, bem como de todas as reparações e inspeções. As instruções para manipular o elevador também devem estar aqui afixadas.
Tópicos